domingo, 20 de maio de 2012

O que você entende por Filosofia da Educação



Entendo que é o ato de pensar e elaborar maneiras de organização dentro da educação, dessa forma construindo novas forma de agir, a maioria das vezes com intenções claras da práticas pedagógicas, buscando um olhar apurado sobre a área de conhecimento.
A Filosofia fornece á educação uma reflexão sobre a sociedade na qual está situada, sobre o educando, o educador e para onde esses elementos podem caminhar, dessacraliza, polemiza,
interroga. Impede que ensinemos da forma como ensinávamos, que pensemos a educação da forma como a pensávamos, que sejamos os mesmos educadores que éramos. Permite-nos pensar, ser e ensinar de outro modo.
Com outras palavras...
A filosofia educacional consiste em propiciar, por meio do ensino, o amadurecimento da pessoa, com o objetivo de fazê-la definir sua própria vida, tendo a consciência que tens o poder de decidir, ou seja, de fazer sua escolha, que a partir dessas escolhas poderá receber as conseqüências tanto de forma positiva ou negativa, isso se dá mediante a reação da escolha, esta reação à pessoa não pode escolher.

2 comentários:

  1. De acordo com tudo que foi abordado nessa disciplina, pude concluir que os grandes filósofos há séculos passados, tinham imensa preocupação com a educação, pois enxergaram que é uma experiência libertadora proporcionar ao indivíduo o acesso ao conhecimento. Obviamente, divergiam em parte em determinadas questões, porém nisso todos concordavam, que a educação deve levar a pessoa a ter suas ideias, questionar fatos que envolvem sua existência, se interessar por política, exigir seus direitos e cada vez mais procurar se libertar da ignorância. Concluindo, Filosofia da Educação envolve todo esse universo de discussões a respeito da educação e os modelos mais adequados para que o ser humano exerça sua cidadania, gere suas ideias, seja questionador, um agente ativo no processo do conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Agora, " O que eu entende por filosofia da educação? É um processo em constante movimento. Como educadora e fazendo parte desde universo educacional, onde o sistema tira o direito do cidadão em fazer suas próprias escolhas, oferendo um ensino ultrapassado,que não atende a necessidade da maioria.Então, a sociedade tem que reagir, buscar soluções para o ensino de qualidade.A filosofia da educação ajuda a entender este universo, com questionamentos.Ter ideias, sem praticá-las não vai resolver nada.

    ResponderExcluir