quarta-feira, 25 de abril de 2012

O Mito e a cultura ocidental


Muitos estudiosos afirmam que o mito é a primeira forma de explicação da realidade, seja ela natural ou social. Trata-se de uma narrativa, concebida pela língua grega como mythos.
Na Grécia antiga cultivava-se a tradição oral, ou seja, a palavra falada e o mito nasce dessa oralidade da cultura popular, visto que o discurso era destinado a um público ouvinte, que tomava  aquilo como verdade absoluta por confiar plenamente em quem estava narrando.
Podemos observar que atitude mística é, antes de tudo, uma atitude de crença. O mito além de procurar explicar a realidade, tinha como objetivo amenizar os temores do homem em frente do mundo em que vive. As narrativas descreve a relação do homem com os deuses de forma poética e metafórica, fazendo uso  dos recursos figurativos.
O mito é marcado por um forte simbolismo, que nem sempre possui sentido, ficando muitas vezes no plano da sugestão. Por isso está sujeito a várias interpretações.
São os poetas gregos os grandes responsáveis pela realização dessas narrativas, uma vez que são considerados escolhidos pelos deuses, eleitos pelas divindades. Por isso o mito tem um caráter sagrado.
Muitos mitos são transmitidos através das epopéias cuja poesia expressa o mundo poético do povo grego. Nas narrativas de Homero em Ilíada e Odisséia são descritos os grandes acontecimentos envolvendo heróis e deuses.Os deuses, além de ter forma humana, tinham sentimentos como amor, inveja, traição, ira, entre outros. Suscetíveis a esse sentimentos, era comum os deuses se apaixonarem por humanos e com eles terem filhos.Alguns heróis da Mitologia Grega eram filhos de deuses e humanos. Os deuses, diferentes de seus filhos, eram imortais.

Odisseu é um dos personagem da mitologia grega. Também conhecido como Ulisses, foi criado por Homero,  originando o que conhecemos por " Odisséia", uma história que relata as aventuras e desventuras de um rei guerreiro, entre as graças e ira dos deuses.
O personagem é Rei de Ítaca, casado com Penélope, com quem teve um filho chamado Telêmaco, foi apaixonado por sua cunhada Helena, esposa de Menelau, Idealizador do "Cavalo de Tróia" foi responsável pela entrada do exército grego, garantindo o sucesso da batalha.

Fonte de pesquisa: Filosofia da Educação ( JARDIM,BORGES,FREITAS at al,2011) e Link:
http://www.infoescola.com/mitologia-grega/odisseu/

2 comentários:

  1. O mito além de procurar uma explicação para a realidade , tinha como objetivo amenizar os temores do homem frente o mundo em que vivia. Ele descreve a relação do homem com os deuses de forma poética e metafórica. Expressando por meio de seu poder crativo como as coisas passaram a existir e teve como finalidade representar , por meio de uma linguagem simbólica, a realidade do mundo humano.
    Diferente da Filosofia que se baseia em sistemas e conceitos, o mito é marcado por um forte simbolismo, por uma forma de expressão até mesmo literária, sem nenhum caráter lógico e racional.

    ResponderExcluir
  2. O mito era utilizado para explicar muitos fatos como doenças, tempestades, clima, chuvas, sendo que acreditava-se que o narrador era uma autoridade constituída pelos deuses. Sendo assim, os mitos eram inquestionáveis e incontestáveis. A questão do simbolismo impregnado nessas narrativas era forte, pois povoava o imaginário das pessoas. Uma das funções do mito era apaziguar as mazelas existentes na humanidade.

    ResponderExcluir