segunda-feira, 23 de abril de 2012

FILOSOFIA DE VIDA

    
 " Aquele que quer mudar o mundo deve primeiro mudar a si mesmo ".  

 Sócrates
                                                                                                                                                                                                          
                                                                                                                                                            
Podemos entender que “filosofia de vida” é uma concepção de mundo que o homem acaba desenvolvendo para uso pessoal, que cada indivíduo tem um jeito de viver e um comportamento próprio diante dos fatos vivenciados no dia-a-dia.


Momento de Reflexão.
Tem momentos em nossa vida que deparamos com situações que dificilmente se enquadram na nossa forma de pensar ou até mesmo não às entendemos. Mas aceitamos, porque viver é renascer das consequências, moldar-se nas circunstâncias, transformar-se pelas necessidades, instruir-se pelas culturas e saberes e orientar-se pelas crenças.

4 comentários:

  1. Adquirindo a concepção do que é a vida e de como devemos vivê-la, a partir das nossas experiências diárias, aprendidas nas relações que estabelecemos com a família, o trabalho, a sociedade e a cultura. Tudo isso intera a nossa realidade e a forma como optamos viver
    a vida no mundo que nos cerca. A filosofia de vida interfere nas atitudes, (modo de agir e reagir), a tudo que nos acontece em todos os aspectos na nossa vida particular e coletiva.

    Filosofia de vida é como um norte; como um senso crítico; como algo que nos guia e dá segurança para lutar por aquilo que para nós é importante.
    Sandra Márcia

    ResponderExcluir
  2. Filosofia não deveria ser sair das dúvidas, mas entrar nelas. É claro que muitos filósofos e até dos maiores, cometeram às vezes formulações peremptórias que dão a impressão de já ter encontrado respostas definitivas às perguntas que nunca podem nem devem "fechar-se" por inteiro intelectualmente.
    Filosofamos partindo do que sabemos para o que não sabemos, para o que parece que nunca poderemos saber totalmente.

    ResponderExcluir
  3. Qualquer pessoa pode criar seu estilo de vida, sendo que a “filosofia de vida” possibilita ao homem se orientar no meio em que vive.Porém, por seu caráter espontâneo, assistemático, ela não tem nada a ver com a filosofia enquanto sistema organizado de pensamento.Apesar disso, a “filosofia de vida” também parte da realidade com o intuito de operar sobre ela: a realidade da vida.

    ResponderExcluir
  4. A Filosofia de Vida é a forma como cada pessoa vive, enxerga a vida, na maioria das vezes de maneira superficial e simples, envolvendo meras opiniões. Já a Filosofia é uma atitude de reflexão, com questionamentos profundos envolvendo fatos de grande importância para o ser humano, através de estudos, teorias, indagações, dentre outros instrumentos.

    ResponderExcluir